Carne Suína, saudável e deliciosa
A carne suína é rica em proteínas, tem alto teor de vitamina B1, que, além de estimular o apetite, é fundamental para o equilíbrio do sistema nervoso. Também oferece boa quantidade das vitaminas A e B2 e sais minerais(cálcio, fósforo e ferro).
Além de não haver o significado que muitos pensam, entre o consumo de gordura saturada e doenças do coração, a carne suína apresenta um dos menores índices de gordura se comparada com as demais carnes (gado, ovelha, frango e peixe). Portanto, caso alguém por motivos especiais resolva comer menos gorduras, a carne suína é extremamente magra e, rica em diferentes nutrientes para a saúde humana.
Antigamente, as condições de vida para os porcos eram realmente precárias e faziam jus ao nome. Ao longo de quase 40 anos, muita coisa mudou. Até o nome. Hoje, os suínos, estão 100% saudáveis e tornaram-se fontes de carnes nobres, livres de doenças e fontes de saúde.
Através de melhorias no manejo, genética, sanidade e nutrição, a carne suína é hoje uma das mais seguras para consumo humano. O mito de que essa carne é ruim, foi derrubada ao longo do tempo e hoje, só não saboreia a deliciosa carne de suíno quem não quer.
Muitas pesquisas são feitas em diversos países, e o que se confirma é que, de fato, a carne suína traz muitos benefícios para a saúde, como, por exemplo, pela grande quantidade de potássio, que auxilia na manutenção da normalidade da pressão sangüínea.
Divisões e cortes da carne de porco:
- Cabeça ? orelha e papada
- Tronco ? bisteca e carré, lombo, costela, barriga, filezinho, suan, rabo, picanha
- Membro posterior ? pé, alcatra, patinho, coxão mole, coxão duro, pernil
- Membro anterior ? copa, paleta, pé
- Costela Suína ? parte mais saborosa
-Lombo - corte requintado, de sabor marcante e exclusivo, sempre foi usado em pratos chiques, principalmente em ocasiões especiais como jantares de casamentos, festas, comemorações, etc.
A carne suína crua ou cozida se estraga com facilidade. Na geladeira ela se mantém por 2 dias, no máximo. Para evitar a desidratação ou que ela absorva o cheiro de outros alimentos que estão na geladeira, embrulhe-a em papel de alumínio ou plástico, ou guarde-a em recipiente fechado.
Fonte: Petit Chef