Bouef à la Bourguignonne
Ingredientes:
02 kg de músculo, ponta de alcatra ou file mignon suíno
Farinha de trigo o quanto baste
500 g de cebolas bem pequenas ou grandes cortadas em cubos
02 olheres de sopa de gordura de carne assada, ou banha ou manteiga
02 buques garnis (amarre com um barbante 01 folha de louro, 02 ou 03 galhos de salsinha, 01 galho de tominho)
300 g a 400g de bacon fatiado
03 colheres de sopa de azeite
500 g de champignon fresco
01 litro de um bom vinho tinto, o Ideal seria um Bourgogne, pelo sabor
04 dentes de alho grandes
Salsinha picada para salpicar
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparar:
Corte a carne em cubos de mais ou menos 03 cm, ou em bifes pequenos coloque numa vasilha com as cebolas, o toucinho, 01 buquê garni e 02 copos do vinho. Ajeite a carne nesse liquido, cubra com filme plástico e deixe de molho por pelo menos 4 horas. Retire tudo do molho escorra bem e reserve todo o liquido. Derreta a gordura (ou a banha ou a manteiga) em uma panela grande, junte o toucinho e deixe até que fique transparente acrescente a cebola e frite por mais 03 ou 04 minutos (para que as cebolinhas não desmanchem); retire o toucinho e as cebolinhas e reserve em uma tigela. Ponha o azeite na mesma panela, deixe esquentar e coloque a carne aos poucos na panela para que corem (NÃO COLOQUE TUDO DE UMA VEZ PORQUE VAÍ JUNTAR ÁGUA E A CARNE NÃO VÃO CORAR). Vá retirando à medida que forem corando e coloque mais carne, precisa ter um pouco de paciência. Depois de toda a carne corada, coloque de volta na panela e salpique com a farinha de trigo, vire todos os pedacinhos e salpique de novo e deixe fritar por mais um minuto. Junte o líquido reservado e ferva, junte então o outro bouquet garni os alhos, um pouquinho de sal e de pimenta do reino (coloque pouco, se necessário no final você acrescenta mais, porque o vinho já vai dar sabor suficiente à carne). A crescente o restante do vinho (até agora só usamos (12 copos de vinho) aos poucos e abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixíssimo até a carne amaciar, no mínimo, 2 horas. Destampe de vez em quando e mexa tudo com uma colher de pau, porque a farinha de trigo vai fazer a carne grudar no fundo. Se faltar liquido, e o vinho não for suficiente acrescente um pouco de água cada vez, e fique de olho, para não grudar no fundo e também para que o caldo não seque nunca.
Esse é um prato onde o molho da carne é indispensável. Quando a carne estiver macia acrescentar o champgnon fatiado. Eles vão hidratar a carne porque saltam bastante líquido, deixe que cozinhem e soltem todo o seu líquido aguarde até estarem bem cozidinhos e só então juntem o toicinho e as cebolas recervadas e ferva por mais 5 minutos.Retire o bouquet
garnie os 4 dentes de alho, experimente o sal e a pimenta e corrija se necessário. Como eu disse acima, fica melhor ainda no dia seguinte.Sirva bem quente com batatas e arroz.
Fonte: San lac - APS