Notícias
20 de Fevereiro de 2013
XV SNDS é oportunidade de crescimento para setor suinícola
Em artigo divulgado no blog da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o presidente da entidade, Marcelo Lopes, destaca as oportunidades que serão oferecidas a toda cadeia produtiva durante o XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e o III Congresso Ibero-americano de Suinocultura, que ocorrerão de 31 de julho a 02 de agosto em Gramado (RS).
Acompanhe maiores informações abaixo.
No ultimo dia 14 deste mês demos mais um grande passo para a realização do Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS). Junto com o Presidente da Associação dos Suinocultores do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador e o diretor executivo da ABCS Fabiano Coser, buscamos o apoio do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi para o XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS) e III Congresso Ibero-americano de Suinocultura que acontecerá na cidade de Gramado/RS, entre 31 de julho e 02 de agosto 2013.
Acreditamos que o desenvolvimento de um mercado interno forte representa para toda a cadeia produtiva uma indispensável base de segurança. Mais do que isso: num país de forte tradição no consumo de proteína animal, o potencial de crescimento do consumo nacional de carne suína é, no mínimo, animador. Isto não significa abandonar as janelas de oportunidades que cada vez mais se abrem no mercado internacional.
Não podemos, por exemplo, descartar as sinalizações de aumento de demanda vindas dos países emergentes.
O Brasil já é o quarto maior exportador mundial de carne suína, mas ainda assim não participamos de 60% do mercado mundial, que são os mais exigentes em termos sanitários e os que pagam os melhores preços. Há pelo menos cinco décadas a suinocultura brasileira investe na qualificação da produção.
Chegou a hora de nos preocuparmos com tecnologia de comercialização e posicionamento de produto com o mesmo empenho que investimos na organização, qualificação e melhoria técnica de um dos melhores rebanhos do planeta.
O que podemos fazer de concreto para melhor explorar mercados tão promissores? Para saber o que exatamente depende de nós, precisamos saber exatamente o que querem nossos clientes. É com o objetivo de responder a estas perguntas que estamos estruturando o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura - SNDS, que chega a XV edição se consolidando como o mais estratégico evento da suinocultura nacional. Realizado a cada dois anos, o encontro tem se consagrado pelo seleto público presente e por abordar com profundidade os temas mais importantes do nosso setor.
A cada edição do Seminário Nacional, a ABCS procura colocar em pauta os assuntos mais importantes para a suinocultura brasileira, tendo como foco a discussão dos temas políticos, econômicos e de mercado que afetam a produção de suínos no Brasil. Para essa edição a ABCS traz pela primeira vez para o Brasil o Congresso da Organización Iberoamericana de Porcicultura (OIPORC), que congrega 17 países produtores de suínos, que juntamente com a ABCS irão debater os rumos da suinocultura brasileira e ibero-americana, tornando o SNDS uma oportunidade de negócios a nível internacional.
O encontro tem como foco líderes do setor, produtores rurais, além de formadores de opinião e empresários de todos os elos da cadeia produtiva de suínos do Brasil e nossa estimativa é reunir um público de mais de 500 participantes.
O seminário buscará debater as transformações no mercado mundial de commodities e os desafios inerentes à produção de suínos como o aumento das escalas de produção, irá discutir também as estratégias de marketing desenvolvidas em países que obtiveram êxito na divulgação da carne suína em seus mercados domésticos, ampliando sua base de consumo e consequentemente garantindo a sustentabilidade dos preços, aumentando o mercado para os produtores locais. Marque em sua agenda!
De 31 de julho a 02 de agosto na cidade da Gramado/RS estarão reunidos os principais líderes do setor.