Notícias
11 de Setembro de 2009
Valor Bruto da Produção é de R$ 153,4 bilhões para este ano
Com a safra de verão concluída e as lavouras de inverno quase em final de ciclo, o Valor Bruto da Produção (VBP) para este ano está projetado em R$ 153,4 bilhões. Valor 4,1% inferior, em termos reais, ao obtido em 2008. Os relatórios da Conab e do IBGE mostram que a atual safra de grãos no Brasil foi marcada por estiagens ocorridas durante o plantio da safra de verão e excesso de chuvas e ocorrência de geadas que afetaram principalmente as lavouras de inverno.
As condições climáticas adversas foram uma das principais razões que levaram a um menor valor da produção neste ano. O acompanhamento do VBP, atualizado em agosto, é realizado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa).
Apesar de os preços do arroz, batata-inglesa, cacau, cana-de-açúcar, fumo em folha, mandioca, soja e uva estivessem acima da média obtida no ano passado, esse comportamento foi insuficiente para evitar um menor valor da produção em 2009. Isso ocorreu porque têm sido elevadas as quedas de preços em alguns produtos, como milho e trigo, importantes na formação do valor da produção, avalia o coordenador de Planejamento Estratégico, José Garcia Gasques. Em relação a 2008, os preços médios do milho caíram 17,9% e do trigo 15,8%.
Como apontado em análises de meses anteriores, as maiores quedas reais ocorrem no milho (-30%), algodão (-29,5%), feijão (-25,2%), trigo (-18,9%), cebola (-18,7%) e café em grão (-15,1%). Quanto aos produtos de melhor desempenho, o destaque vai para arroz, batata-inglesa, cacau, cana- de açúcar, mandioca e uva. (Inez De Podestà)