Notícias
29 de Dezembro de 2011
Suinocultura capacita mais de 100 produtores e colaboradores de granja
Mais de 100 participantes, entre produtores e trabalhadores das granjas estão sendo capacitados pelo Programa de Qualificação Profissional em Suinocultura nos estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que tem como foco treinamento qualitativo e inédito para suinocultores, gerentes e colaboradores de granja de suínos. O primeiro módulo "Manutenção da Granja", realizado pelos produtores, aborda os aspectos gerais relacionados a toda granja, cuidados e hábitos de higiene, biosseguridade, controle integrados de pragas, manejo de composteira e limpeza de equipamentos e instalações. Os outros 6 módulos acontecem no primeiro semestre de 2012.
Divido em 7 módulos, o treinamento irá gerar informações de unificação e melhoria nos processos produtivos e padronização na produção, aumentando a eficiência dos trabalhos e dos índices zootécnicos e econômicos produtivos. A divisão dos módulos é referente às áreas macros da atividade como manutenção da granja, manejo de reprodução, maternidade, terminação e creche, além da fábrica de ração. Numa iniciativa do PNDS junto ao Senar e apoiada pelo Sebrae Nacional, os cursos são disponibilizados gratuitamente às granjas por meio dos instrutores capacitados pelo Senar nos estados.
O gerente da granja Ipameri - localizada no centro-oeste de Goiás, Gilson Jader, participou do primeiro módulo e acredita que para garantir o sucesso da atividade devem ser adotados métodos eficientes de gerenciamento e, segundo ele, o treinamento vem ao encontro dessa necessidade. "De nada adianta um bom planejamento se não for utilizado formas de controle do desempenho da atividade de cada um", completou o gerente, destacando a importância dos colaboradores serem capacitados nas diversas atividades da granja para o bom funcionamento e produtividade.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destaca a importância da capacitação para a evolução do setor e também para o aumento de consumo, já que é direta sua relação com a qualidade do produto. "A suinocultura é um atividade dinâmica com uma rapidez enorme em evolução dos seus processos, por isso, a necessidade de capacitarmos esses profissionais e proporcionar a atividade melhores condições de competir em qualidade e produtividade", reforça o presidente da entidade.
O treinamento está sendo realizado pelos instrutores do Senar já capacitados no inicio de 2011 pela Integrall Soluções, em parceria com as associações estaduais de suinocultura. "Nossa expectativa é que o treinamento desenvolvido para a suinocultura por meio da expertise do SENAR traga a evolução necessária e solicitada pelo setor", resumiu a coordenadora da área de desenvolvimento de programas do Senar, Patrícia Machado Gomes.
As exigências dos mercados importadores de carnes, a globalização da produção e investimentos com seus impactos na economia mundial também intensificam a necessidade de formar produtores, colaboradores, fornecedores e todos envolvidos na cadeia, que muitas vezes apresentam carência de informação e, segundo Roniê Pinheiro, consultor da Integrall Soluções em Produção Animal - empresa contratada pelo Senar para desenvolver o material teórico do curso e ainda realizar 56 horas de treinamento para consultores veterinários da instituição, "as ações propostas pelo treinamento aprimoram também o grau de satisfação do colaborador, ampliando seu reconhecimento e até sua remuneração, o que retorna diretamente para o crescimento da atividade", conclui.
Formação de novos instrutores em 2012
O significativo retorno das associações estaduais e também dos suinocultores para participação dos cursos trouxeram para o PNDS a necessidade de ampliar o alcance dos treinamentos. Diante disso, a ABCS via Projeto solicitou ao Senar Nacional um novo treinamento para que sejam formados mais instrutores e, como consequência, oferecer mais atendimentos às granjas de suínos.
A previsão é preparar esses profissionais no período de 27 de fevereiro a 02 de março de 2012, por meio dos consultores da Integrall Consultoria. A expectativa dos organizadores é capacitar instrutores dos treze estados brasileiros com filiadas da ABCS incluindo o estado de Pernambuco. "É a oportunidade de cada Senar estadual preparar desde já seus instrutores", comenta a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, ressaltando que o profissional além de ser credenciado ao Senar, precisa ser médico-veterinário ou zootecnista e ter experiência mínima de dois anos em suinocultura.
Atualmente são as associações estaduais o elo mobilizador nos estados e o Senar estadual e sindicatos, os auxiliares na viabilização dos treinamentos. "É a cadeia trabalhando de forma conjunta em prol do produtor rural", diz a coordenadora e completa "oferecemos a oportunidade de qualificação gratuita da mão de obra de todos os suinocultores brasileiros por meio dessa parceria, num treinamento modular com apostilas elaboradas com o mais atualizado conteúdo", finalizou a coordenadora.