Notícias
14 de Março de 2012
Suinocultores pedem ajuda de parlamentar para redução do custo da produção
Nesta segunda-feira, dia 12 de março o Coordenador-geral da Frente Parlamentar da Agropecuária, Zeca Viana foi procurado por representantes da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra/MT) para resolução de problemas que dificultam o bom andamento do setor produtivo mato-grossense, seja pequeno, médio ou grande.
O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues atendendo ao pedido do presidente da entidade, Paulo Cesar Lucion levou ao deputado reivindicações do setor de suinocultura, visto que o setor sofre com o custo da produção.
Custódio disse que os criadores de suínos sofreram no ano passado (2011) com os embargos da Rússia e a desvalorização do dólar, “o setor corre novo risco devido à pauta do milho. Pode-se dizer que a produção de suínos está umbilicalmente ligada à produção do milho, que junto com a soja são as principais fontes de alimentação do animal”, explicou o diretor executivo.
Assim, a instituição pleiteia a possibilidade de oferta aos produtores de suínos, bem como toda a cadeia produtiva (bovinos, ave, etc) uma linha de crédito para a compra do milho safrinha a custo acessível. O deputado Zeca Viana se comprometeu a marcar uma reunião na próxima semana entre a superintendência regional do Banco do Brasil e a Acrismat, na busca de uma linha especial de crédito.
O deputado destaca que o pleito se justifica devido ao elevado número de empregos que é gerado pela prática da suinocultura; o elevado custo da produção; e os tributos cobrados pela comercialização da carne. A suinocultura emprega direta e indiretamente 32,5 mil pessoas em todo estado, segundo a entidade.