Notícias
15 de Outubro de 2009
Rússia suspende restrições à carne suína
A partir de 15 de outubro, a Rússia vai suspender todas as restrições às importações de carne suína por causa da propagação do vírus H1N1 (Gripe A) no país, informou o Serviço Federal Russo de Vigilância Veterinária e Fitossanitária. "Como a doença está se espalhando na Rússia, o risco de importação de produtos alimentares contaminados deve ser considerado insignificante", informou o Serviço.
Após o surto de H1N1 no México, a Rússia tem consistentemente imposto restrições à importação de toda a carne e produtos à base de carne provenientes dos países com alta prevalência do vírus, como México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido e os países do Caribe.
Em maio, a Comissão Europeia enviou uma carta às autoridades russas, desafiando o país a fundamentar a decisão tomada. Em particular, os representantes da UE têm chamado a atenção de que não há risco de eventual propagação do vírus ao se comer a carne.
Entretanto, a Rússia, que agora levanta as restrições, ainda considerava-as uma medida adequada, já que foi concebida para proteger o mercado de carnes do país. "Estas medidas se justificam porque a doença apareceu na Rússia cerca de três meses mais tarde do que em outros países europeus", conclui o comunicado do Serviço Federal.