Notícias
20 de Maio de 2011
Presidente da Acrismat visita a China
O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, Paulo Cézar Lucion, embarcou para a China esta semana para participar da SIAL China 2011 (Asia’s Food Marketplace), uma das principais feiras mundiais do ramo alimentício.
A participação na feira é uma das ações do Asssociação que visa a abertura do mercado chinês ao produto mato-grossense. A visita do presidente da Acrismat à China para representar os criadores de suínos de Mato Grosso no evento pretende demonstrar ao mercado chinês a qualidade do suíno produzido no estado.
A abertura do mercado chinês à carne suína brasileira pode ser um grande avanço. A China é uma das principais importadoras dos produtos agropecuários e das carnes bovina e de frango produzidas no Brasil. A importação da carne suína brasileira, no entanto, foi negociada em recente visita da Presidente Dilma Roussef ao país asiático, e a liberação das exportações aguardam os trâmites burocráticos, que incluem inspeções realizadas em indústrias brasileiras.
A China é a maior consumidora de carne suína do mundo e é responsável pela metade da produção mundial. A produção de suínos da China atende quase a totalidade da demanda do país, mas está previsto um aumento de 15% na importação em relação ao ano passado, o que, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, corresponde a 480 mil toneladas.
FOTO: Paulo Lucion, presidente da Acrismat (à esquerda), ao lado do secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso, José Domingos Fraga.