Notícias

01 de Abril de 2025

Prefeito de Sinop recebe Acrismat para viabilizar selo do Sisbi em frigoríficos da cidade

A suinocultura mato-grossense, que voltou a crescer em 2024 após dois anos em crise, tem cenário otimista para 2025, porém, ainda esbarra em gargalos que impedem um crescimento mais sólido da atividade no estado. Um desses entraves, é a falta de frigoríficos com o selo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que possibilita comercializar a produção com outros estados do país, questão que a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) busca uma solução há pelo menos um ano.  

Mato Grosso conta com aproximadamente 20 plantas frigoríficas aguardando a habilitação no Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal (Sisbi), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A escassez de médicos veterinários “oficiais”, segundo o setor produtivo e órgãos de fiscalização, é o principal entrave para o avanço de tais adesões.  

Nesta segunda-feira (31), a diretoria da Acrismat, com apoio do Fórum Agro MT e do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, se reuniu com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, para buscar a solução deste problema e que pode beneficiar dois frigoríficos localizados no município.  

“Foi uma reunião produtiva. O prefeito Dorner entendeu a demanda e a necessidade de se resolver esse gargalo. Se prontificou imediatamente a contratar os veterinários necessários para atender os frigoríficos que estão buscando a certificação do Sisb. Colocou sua equipe para trabalhar nessa questão, estão todos comprometidos e empenhados para buscar um resultado rápido possível, seguindo lógico, todos os trâmites legais”, pontuou o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.  

Segundo levantamento da Acrismat, hoje aproximadamente cinco frigoríficos de suínos buscam habilitação do Sisbi. “Conforme eles ampliam o mercado deles, amplia a busca pelo suíno e isso vem de encontro com aquilo que o produtor precisa, que a suinocultura do estado como um todo precisa, de mais mercado para trabalhar sua produção. Estamos fazendo esse movimento também em outros municípios estratégicos, para solucionar esse entrave e dar melhores condições para a suinocultura de Mato Grosso crescer”, afirmou Tannure.  

O deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, reforçou que com o Sisbi o setor produtivo da região ganha em competitividade e além de aquecer a economia da região. “É um passo fundamental para ampliar o mercado dos nossos produtores e valorizar a agroindústria local. Reforço o compromisso com o crescimento sustentável do município. Como deputado estadual e morador de Sinop, sigo atuando com responsabilidade e dedicação para que as demandas da nossa população sejam atendidas”.