Notícias
13 de Maio de 2010
Pratini: "O grande desafio da América Latina é vender", diz ex-ministro durante o Fórum Mundial de A
O World Agricultural Forum (WAF) reúne líderes do agronegócio mundial para debater o futuro do agronegócio na região
A discussão central do painel girou em torno da necessidade de internacionalização das empresas da América Latina. Para o ex- Ministro da Agricultura Marcus Vinicius Patrini “o grande de desafio da América latina é vender. É preciso fazer marketing e nós não sabemos fazer isso. Vender não é uma especialidade da America latina”. O diretor do grupo Marfrig, Mayr Bonassi, acrescentou que é importante seguir a estratégia de produção no país de consumo final do produto, porém, “este deve ser um caminho a ser trilhado em sintonia com a produção que deve ser feita internamente”.
Outro ponto importante tratado pelos debatedores foi a questão das barreiras impostas à exportação dos produtos da América Latina e os subsídios dados aos produtores, especialmente dos Estados Unidos e Europa. Luis Calos Guedes, ex- Ministro da Agricultura citou dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCEDE) que colocam a Europa e os EUA como um dos principais países a subsidiarem a agricultura. O ex- Ministro também citou outras formas de barreiras que impedem a exportação dos produtos da América Latina “Afora esses subsídios temos as cotas que vão muito além do razoável e as questões ambientais. As situações excepcionais acabam sendo generalizadas é importante que a America latina se prepare melhor para as negociações”.
Também foram tratados no painel temas como a cooperação entre os países da América Latina, a profissionalização das instituições, a necessidade de inovações tecnológicas, os gargalos de transporte e escoamento da produção, regulação do mercado e possibilidade de integrar os pequenos e médios produtores ao grande comércio mundial e necessidade de suprir o mercado interno antes de exportar.
O World Agricultural Forum (WAF) acontece pela primeira vez na América Latina entre os dias 12 e 13 de maio, em Brasília. O objetivo do evento é discutir o papel da América Latina no desafio de dobrar a produção de alimentos, fibras e combustível até 2050. Participam do evento líderes políticos, como ex-presidentes, ex-ministros, ex-senadores e representantes de grandes empresas do agronegócio brasileiro e de países como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile, México, Peru e Costa Rica, entre outros.
Acompanhe o que acontece no evento acessando: http://www.suino.com.br/WFA2010.aspx