Notícias
03 de Julho de 2024
Nutricionista afirma que a suinocultura é uma indústria pulsante, sem espaço para erros
A importância da pesquisa de campo e as decisões baseadas em dados foram temas centrais abordados em palestra pelo doutor em zootecnia Felipe Alves, durante o Terças da Abraves-PR no fim de junho. Na ocasião, ele palestrou sob o tema “Pesquisa de campo: ferramentas para sistemas produtivos modernos tomarem decisões baseadas em dados”.
Como nutricionista de suínos da Agroceres Multimix, Felipe Alves compartilhou sua experiência prática, coordenando projetos de pesquisa no Departamento de Serviços Técnicos da empresa. Felipe administra e analisa dezenas de bancos de dados relacionados a soluções nutricionais na suinocultura.
O zootecnista ressaltou que a suinocultura é uma indústria pulsante, sem espaço para erros. “Precisamos aprofundar essa compreensão. E a tecnologia está aí para isso. Mas é preciso habilidade de liderança, de resiliência e de curiosidade”, afirmou.
Mesmo com tecnologias como a inteligência artificial, a máquina não delineia hipóteses. “Ou seja, é a forma de pensar”, afirma e explica: “É aprender a fazer a pergunta certa. Entender o que é preciso, em termos de estrutura, de animal e em termos de técnicos”.
E ao concatenar essa capacidade de predizer desempenho com a compreensão do mercado, é possível tomar decisões melhores, inclusive, econômicas.
E ao adotar essa abordagem baseada em dados na pesquisa, os resultados obtidos estimulam novos trabalhos. “Isso gera um ciclo virtuoso”, confirma Felipe e conclui, com otimismo: “A possibilidade de que isso seja feito na nossa atividade, na nossa realidade, é real”.
Gessulic Agrimídia | Foto: Reprodução