Notícias
20 de Abril de 2011
Novo Código Florestal deve ser votado na primeira semana de maio
O relatório do deputado Aldo Rebelo que altera o Código Florestal Brasileiro, tem data de votação definida. Após conversar com representantes do governo e parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), resolveu colocar o tema em votação. Durante um encontro de líderes nesta terça, dia 19, Maia definiu que a votação deve ocorrer na primeira semana de maio, entre os dias 3 e 4.
– O que nós conseguimos garantir agora é esse acordo, entendimento, posicionamento por parte das maiorias dos interessados no sentido de votar. É o que me dá a certeza e a garantia de que posso colocar na pauta de votações o projeto do Código e ter a certeza de que ele será aprovado – explica.
A reunião da Câmara de Negociação, marcada para concluir as discussões sobre o Código, foi foi remarcada para a próxima terça, dia 26, às 16 horas, no plenário 9. É o mesmo período em que os ministros da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário virão até o Congresso debater o assunto com parlamentares.
A bancada ambientalista afirma que ainda não há consenso para votar o relatório.
– Quero crer que o governo Dilma Rousseff, com os compromissos que assumiu na campanha de discutir isso amplamente na sociedade, tem poder para adiar essa discussão. Acho que é uma necessidade – comenta o deputado federal, Ivan Valente (PSOL-SP).
Na manhã desta terça, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, afirmou que o consenso está perto e o que não ficar definido será resolvido durante a votação em plenário.
– Nós estamos na eminência de conseguir um grande acordo muito importante para o país e pequenas divergências vão ser levadas a bordo, vamos respeitar os votos – informa.