Notícias
01 de Setembro de 2009
Na Rússia, consumo de carne de frango empata com o de carne suína
Projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sugerem que em 2009 o consumo russo de carne de frango deve praticamente empatar com o de carne suína, ambas correspondendo a cerca de 70% do consumo total das três carnes.
É uma situação diferente da observada em 2003 e 2004, anos em que a carne de frango respondeu por apenas um quarto do consumo. Mas de lá para cá o consumo de carne de frango vem registrando expansão contínua, enquanto o das outras duas carnes registra alguns tropeços.
No período analisado o consumo de carne bovina não apresentou aumentos significativos, mantendo-se praticamente estável. Tende a fechar 2009 no mesmo nível de 2003. O de carne suína tende a um decréscimo neste ano e a uma evolução de 20% entre 2003 e 2009. Já o de carne de frango deve registrar incremento de 66% sobre 2003.
Único senão dessa história: a despeito do avanço visível, países exportadores de frango não estão se beneficiando desse aumento de demanda. Nas projeções do USDA, as importações russas de 2009 devem, pela primeira vez nos últimos sete anos, ficar aquém do milhão de toneladas. É que, nesse período, a produção interna de carne de frango (que também se expande continuamente) deve registrar incremento de mais de 300%.