Notícias
12 de Janeiro de 2011
Mudanças climáticas voltam a amedrontar o Brasil
País precisa estar preparado para mudanças climáticas, diz Miriam
A jornalista alerta para o fato de cientistas já terem avisado que a situação climática vai piorar nos próximos anos e fala sobre a enchente na Austrália.
É preciso planejar e investir em prevenção mais do que nunca. Todo mês janeiro é assim. A situação está ficando pior. Tempestades e secas sempre aconteceram no Brasil e no mundo. Mas os cientistas avisam que, por causa das mudanças climáticas, esses eventos vão acontecer com mais frequência e ficar mais extremos. O Brasil precisa se preparar.
O ministro de Ciência e Tecnologia, Aluizio Mercadante, disse que o Brasil vai montar um sistema de prevenção. É preciso que sejamos avisados. O Brasil se preparou muito mal. As cidades são todas impermeabilizadas. Não tem como escoar água porque colocamos cimento e concreto em tudo, e não só nas capitais. Agora os cientistas estão dizendo que vai ficar pior. Então temos que nos preparar para o pior.
As últimas informações são de que a enchente na Austrália é a pior nos últimos 120 anos. O país passou por quatro anos de secas extremas, e agora por situações dramáticas. Tem cidades submersas. Eles estão falando de um tsunami interno, porque passou uma corrente forte. O governo está dizendo que os prejuízos são de US$ 6 bilhões. A primeira-ministra foi à televisão para dizer que o país se prepare para más notícias. Eles estão com perdas muito grandes na produção de trigo e outros produtos. São grandes produtores de grãos. Isso afeta a economia mundial.
Fonte: Bom Dia Brasil