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23 de Julho de 2009

Missão brasileira na China abre oportunidade de mercado para cooperativas

Para que as cooperativas desenvolvam ações comerciais em mercados estratégicos no exterior, o Ministério da Agricultura lidera a missão de representantes de cooperativas agrícolas à China. A primeira etapa da visita da delegação brasileira será de 29 de julho a 6 de agosto e, a segunda, em novembro, mas desta vez voltada para a 13ª edição do Food & Hotel China. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) tem o suporte técnico da Secretaria de Relações Internacionais (SRI). Integram a missão os representantes dos setores de carnes, laticínios, algodão e café. Estão previstas rodadas de negócios, seminários sobre particularidades do mercado chinês, visitas técnicas a grandes atacadistas e redes varejistas. "As lideranças poderão conhecer o mercado local e identificar oportunidades de cooperação e comércio", explica o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero. Em Pequim, os brasileiros participarão de seminário sobre o contexto político, econômico e cultural da China, para identificar as regiões de desenvolvimento e diagnosticar oportunidades no agronegócio para o cooperativismo. Economia - A competitividade das cooperativas brasileiras tem aumentado no mercado internacional, principalmente para os setores do complexo soja (óleo, farelo e grão), sucroalcooleiro, carnes, cafés, cereais e laticínios. No ano passado, as exportações das cooperativas brasileiras somaram US$ 4 bilhões, um crescimento de 21,49% em relação ao ano anterior. A estimativa é ultrapassar US$ 4,62 bilhões, em 2010, e alcançar US$ 8,42 bilhões, em 2015, e US$ 23,36 bilhões. (Lis Weingärtner) Em entrevista, o secretário Márcio Portocarrero detalha o objetivo da missão, que faz parte do Programa de Inserção de Cooperativas Brasileiras em Mercados Estratégicos.