Notícias
17 de Abril de 2012
Milho avança sobre a soja no MT
O momento favorável para o milho fez com que os produtores mato-grossenses se animassem com a safra 11/12 do grão. Mesmo com o problema de semente, o plantio do milho surpreendeu, avançando em cinco pontos percentuais na área de soja destinada à cultura, quase sempre fixada em 30%. Neste ciclo, foram direcionados à safrinha 2,5 milhões de hectares. A colheita começa em junho.
Segundo o boletim divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a evolução da produtividade média do grão, de 5,3%, em relação às 74,1 sacas/ha previstas anteriormente, será possível se aproximar de 78,1 sacas/ha. O Estado está próximo de produzir 12,0 milhões de toneladas do produto. Segundo o Imea, o consumo matogrossense gira em torno de 2,5 milhões de toneladas, portanto a maior parte da produção visará ao mercado externo.
Para o produtor rural de Sorriso, Nelson Piccoli, o quadro desenhado pelo cereal na região se confirma um dos melhores. De acordo com ele, em média a região irá colher cerca de 70 sacas por hectare, porém em sua lavoura ele prevê cerca de 90 sacas a seram colhidas.
“O período propício para o grão e o mercado favorável, fez com que muitos produtores apostassem na produtividade do milho”, explica. Piccoli explica que muitos produtores investiram em melhores tecnologias, o que garantirá uma safra recorde em produção e produtividade no Estado.
Safra 11/12- Nesta temporada foram semeados 2,5 milhões de hectares, frente a 1,7 milhão de hectares em 2010/2011. A área representa uma alta de 43% na comparação ao ciclo anterior.
A produção está estimada em 11,73 milhões de toneladas. O volume é 8,8% maior do que era estimado no início do plantio. Isto significa 67,8%, ou aproximadamente 4,4 milhões de toneladas, a mais que o colhido na safrinha passada.