Notícias

02 de Maio de 2024

Meatable diz estar pronta para "cultivar" salsicha em escala

Empresa holandesa aposta na Ásia, EUA e Europa e que o consumidor se renderá à carne de laboratório com o tempo

Não é novidade que a carne cultivada em laboratório ainda não foi aprovada na Europa, mas na empresa holandesa de tecnologia de alimentos Meatable, em Leiden, é possível degustar pequenos pedaços de salsicha produzidos in vitro. Esse fato é inédito na UE (União Europeia): comer uma proteína artificial em um país onde cientistas têm sido pioneiros diante da fronteira da biotecnologia desde o início da década de 2010, ou seja, eles estavam esperando por esse momento regulado pela lei há mais de uma década.

Mas, para Krijn de Nood, fundador e CEO da Meatable o feito deverá ser lembrado como “um dia normal, com alguém comendo uma salsicha de porco comum”, lembrando que a experiência gastronômica pode lá não ser exatamente satisfatória: trata-se apenas de uma carne comum, produzida em laboratório.

A salsicha híbrida contém 28% de gordura de porco manipulada artificialmente, enquanto o restante dos ingredientes é de origem vegetal: ela é macia, segundo os pesquisadores que a fritaram numa panela também usual.

Para os membros da equipe, esse é um momento crucial: “Estamos excepcionalmente orgulhosos por fazer a primeira degustação oficial de carne cultivada na UE, em um momento histórico para a Meatable e nosso segmento. Temos a oportunidade, agora, de validar nossas inovações científicas e melhorar o produto para que entre em escala no mercado de alimentos”, disse Nood em uma coletiva da qual a Forbes participou.

A salsicha artificial já foi degustada por cerca de 50 pessoas em Singapura, na Malásia, enquanto a companhia busca a aprovação do produto no país asiático. Mas, para a Meatable, realizar uma degustação do produto em seu local de origem, a Holanda, é algo completamente diferente. “É um grande momento, pois representa os cinco anos do nosso trabalho”, diz Nood.

Forbes | Foto: Getty Images