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12 de Janeiro de 2012

Hong Kong já é o principal destino de carne suína do Brasil

O ano de 2011 terminou com a informação que já era esperada: Hong Kong passou para o primeiro lugar no ranking dos mercados que compram a carne suína do Brasil, deixando a Rússia em segundo lugar. De janeiro a dezembro de 2011, o Brasil exportou 129.734 t para Hong Kong, um aumento de 30,08% em relação a igual período de 2010. Em receita o resultado foi de US$ 323,78 milhões, ampliação de 61,79%. Para a Rússia, no mesmo período, o Brasil vendeu 126.449 t, uma queda de 45,96% na comparação com os doze meses de 2010. Em receita a queda foi de aproximadamente 40%. Levando-se em consideração o embargo sanitário russo, em 2011, com a consequente redução de quase 50% das vendas para aquele mercado, o Brasil encerrou o ano com um resultado menos dramático do que o imaginado. Houve um pequeno declínio nas exportações de carne suína – 4,44% em toneladas - e um aumento de 7% em valor. O Brasil embarcou 516.419 toneladas e obteve um faturamento de US$ 1,43 bilhão, ante 540.418 t e US$ 1,34 bilhão em 2010. De janeiro a dezembro de 2011, houve uma elevação do preço médio da carne suína de aproximadamente 12%. Agora, fica assim o ranking dos importadores do produto brasileiro: Hong Kong, principal mercado, seguido de Rússia, Ucrânia, Argentina e Angola. Em 2012, a China aparecerá na lista dos mercados compradores, uma vez que já no final de 2011 algumas unidades de frigoríficos brasileiros fizeram seus primeiros embarques para aquele país.