Notícias
23 de Setembro de 2013
Festival põe à mesa pratos à base de carne suína
No último domingo (22.09) a população de Cuiabá teve a oportunidade de conhecer alguns pratos feitos à base de carne suína no 4º Festival da Carne Suína, realizado pela loja maçônica Poeta Fernando Pessoa com apoio da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). No evento foram servidos pratos como lombo trançado, carne suína no tacho, feijão tropeiro com lingüiça calabresa e bacon, e até mesmo um strogonoff de filé mignon suíno. O festival aconteceu no Centro de Eventos da Acrimat e teve um público de cerca de 800 pessoas.
O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, esteve presente e destacou o trabalho que a associação vem fazendo para divulgação da carne suína. “O festival faz parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), vindo de encontro ao trabalho que nós fazemos há bastante tempo para desmistificar a carne suína. Este tipo de evento é importante para que a população conheça os pratos que podem ser feitos com ela”, disse. Rodrigues apontou que atualmente o consumo per capta anual de carne suína em Mato Grosso é de cerca de 15kg, e um dos objetivos das ações do PNDS é que o consumo chegue a 18kg.
Exemplo de consumidor que adotou a carne suína para o seu cardápio, o empresário Claudyson Martins Alves, conhecido como Kaká, esteve presente em todas as quatro edições do Festival da Carne Suína. “No festival eu tive a oportunidade de ver que a carne suína, além de muito saborosa, é saudável, e que a ideia de que seria gordurosa é mito”, contou. Para Kaká, a costela suína é o prato de escolha: “com arroz, não tem igual”.
O chef de cozinha Celso Luis Castro veio de São José do Rio Preto especialmente para preparar os pratos servidos no evento. Desde a quarta-feira (18.09), ele esteve envolvido na compra e no preparo da carne, além de instalação dos equipamentos. “Foram cerca de 240Kg de carne suína, e mais 20kg de lingüiça e bacon, num total de 260kg. Toda essa quantidade precisou de um pré-preparo, como a pré-frita do suíno no tacho, então o trabalho teve de começar dias antes”, explicou. Segundo o chef, 39,9% da carne consumida no mundo são derivadas de suínos, comprovando que ela é uma opção viável para a alimentação cotidiana.