Notícias
08 de Novembro de 2023
Exportação de carne suína sinaliza forte queda

Informações iniciais sobre as exportações de carne suína no mês de outubro revelam um cenário para o setor
Informações iniciais sobre as exportações de carne suína no mês de outubro revelam um cenário para o setor, com quedas significativas tanto em volume quanto em receita, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Embora os números consolidados estejam previstos para serem divulgados ao longo desta terça-feira, os indicadores preliminares apontam para um retrocesso notável.
Segundo informações disponibilizadas pelo Suisite, apenas 82,6 mil toneladas de carne suína foram exportadas durante o mês de outubro, representando uma redução de 16,2% em comparação com setembro e uma queda de 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos de receita, os números também são desanimadores, com um aumento de 17,4% em relação a setembro e uma queda de 15,3% em comparação com outubro do ano anterior.
No acumulado de janeiro a outubro, as exportações totalizaram 908 mil toneladas, diminuíram um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado, 5% em relação ao ano retrasado e um impressionante aumento de 70,2% em comparação com o ano passado o período anterior à pandemia de Covid-19. Quanto à receita gerada nesse intervalo, houve um aumento positivo de 14,1% em relação a 2022, 4,3% em relação a 2021 e um aumento de 89,1% em comparação com 2019.
Agrolink / Imagem: 3tres3