Notícias

15 de Março de 2022

Exportação de carne suína para o Canadá

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) informa que a abertura do mercado canadense é importante para o setor, pois possibilita novos negócios para a carne suína brasileira, e o reconhecimento sanitário das autoridades do Canadá reforça a qualidade do produto.

O anúncio do início da importação de carne suína para Canadá feito nesta segunda-feira (14.03) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, que está em viagem ao país. A princípio, a liberação é válida para os estabelecimentos sob inspeção federal em Santa Catarina, pois na época da solicitação inicial para as exportações, o Estado era o único reconhecido como livre de aftosa sem vacinação, que é uma exigência das autoridades canadenses.

“Mato Grosso poderá se beneficiar de forma indireta, pois isso abrirá mais espaço no mercado interno. Independentemente da quantidade que o Canadá importará, uma parcela da proteína será retirada do mercado interno para atender essa demanda, e como sabemos a maior parte da produção da carne suína de Mato Grosso é destinada para o mercado interestadual (cerca de 65% da demanda em 2020)”, afirma o presidente da Acrismat, Itamar Canossa.

Histórico do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que o último embarque de carne suína de Mato Grosso para o Canadá ocorreu em maio de 2020.