Notícias
23 de Janeiro de 2013
Chuva paralisa colheita da soja na região oeste do Estado
A permanência de chuva registrada nos últimos dias em Mato Grosso, já trás consequências para as lavouras de soja do estado, cuja colheita já estava ganhando ritmo. Em algumas propriedades até 10 por cento já havia sido colhido, no entanto, por causa do excesso de água no solo, muitas máquinas tiveram que parar as atividades.
O agricultor Marlon Fedrizi de Campo Novo do Parecis está preocupado porque isso atrapalha a colheita da soja. Ele plantou 2600 hectares, colheu 300 e teve que parar. Segundo ele, esse momento preocupa porque já são algumas semanas sem sol e o grão vai acabar chegando ao ponto de maturação com umidade.
Ainda assim, o oeste do estado é a região onde a colheita está mais avançada, 4% das lavouras já estão com o trabalho concluído, de acordo com o último levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Aplicada.
A situação é mais preocupante nas propriedades onde a soja já foi dessecada e se o grão não for retirado, pode haver perdas.
O que dá esperança aos produtores é que no mercado, o preço da soja este ano continua melhor do que na mesma época do ano passado, conforme avaliação de corretores, as primeiras colheitas já estão sendo comercializadas a preços razoáveis e alguns produtores estão aproveitando.