Notícias
23 de Julho de 2013
Cenário positivo para a indústria de carne suína em 2013 e 2014
O Rabobank espera um cenário positivo para a indústria de carne suína na segunda metade de 2013 e em 2014, com um crescimento limitado na oferta, um provável aumento na demanda na China devido à temporada de festivais e aos contínuos altos preços da carne bovina e de frango. Entretanto, os altos níveis de estoques resultantes da primeira metade de 2013 em todo o mundo e o efeito continuado da crise econômica na demanda (principalmente no mundo desenvolvido) provavelmente limitará o aumento de preço.
Junto com o declínio nos custos dos alimentos aos animais resultando de grandes colheitas, um aumento de preço moderado apoiará a recuperação nas margens de preços muito necessária no mundo. Entretanto, devido à lentidão do aumento nos preços dos suínos e no declínio dos custos dos alimentos aos animais, é questionável se isso será suficiente para cobrir totalmente as perdas registradas na primeira metade de 2013.
O índice de preços de suínos terminados de cinco nações do Rabobank se recuperou na segunda metade do segundo trimestre de 2013, apoiado pelas melhores condições mundiais com impacto limitado nas taxas de câmbio (Figuras 1-3). Os preços se recuperaram na China, apoiados pela epidemia de influenza aviária H7N9 em frangos, o que resultou em uma mudança dos consumidores para a carne suína e uma melhora nas margens dos produtores devido a uma intervenção do governo.
Apesar das margens de produção local negativas, a liquidação do rebanho tem sido mínima. Isso ilustra a modernização da produção de suínos da China e os subsídios do governo. Isso implica que a recuperação também será mais lenta do que a ocorrida anteriormente, mas com a demanda aumentando sazonalmente na segunda metade do ano, as previsões são positivas.