Notícias
09 de Fevereiro de 2011
BNDES vai analisar endividamento rural de Mato Grosso
Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) farão uma análise do endividamento dos produtores rurais de Mato Grosso com o objetivo de buscar uma solução para o problema. A decisão foi tomada pelo presidente do banco, Luciano Coutinho, após reunião nesta terça-feira (08) com o governador Silval Barbosa e representantes do setor rural do estado. Na ocasião, o governador fez um apelo para que os bancos suspendam as apreensões de maquinás.
O encontro foi motivado após audiência realizada no mês passado entre o governador e representantes do setor rural e o secretário-chefe da Casa Civil, Éder de Moraes, e o secretário de Fazenda, governador Silval Barbosa. O encontro havia sido solicitado pelos empresários rurais com o objetivo de estabelecer o primeiro contato oficial após a posse do chefe do Executivo estadual.
Cerca de mil produtores do Estado, em mais de 20 municípios, estão com a dificuldade de quitar os débitos por conta das taxas atuais. As parcelas do endividamento dos produtores referem-se basicamente às operações de Finame, com recursos do BNDES. Esse passivo é composto de dívidas antigas de programas de investimentos que foram lançados em safras anteriores por causa de crises no campo.
Participaram da audiência com o presidente do BNDES, o coordenador da Comissão de Endividamento Rural da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk diretor executivo da Aprosoja/MT, Marcelo Duarte Monteiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, senador Blairo Maggi, os deputados federais, Carlos Bezerra, Neri Geller e Homero Pereira.