Notícias

20 de Agosto de 2024

Aumento no abate de suínos na Alemanha: primeiro crescimento em 8 anos

Pela primeira vez em oito anos, a Alemanha registrou um leve aumento no número de suínos abatidos. Nos primeiros seis meses de 2024, foram abatidos 21,9 milhões de suínos no país, um aumento de 0,4% ou 78.100 animais em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados do escritório federal de estatísticas Destatis. Este crescimento ocorre após uma significativa redução de 6,9% no número de suínos abatidos em 2023.

Produção de Carne Suína e Origem dos Animais
O aumento no abate resultou em uma produção de 2,1 milhões de toneladas de carne suína, o que representa um incremento de 22.400 toneladas ou 1,1% em relação ao ano passado. É a primeira vez desde 2016 que a produção de carne suína na Alemanha apresenta um crescimento anual, segundo a autoridade estatística.

A maior parte dos suínos abatidos, 21,1 milhões, provém de fazendas suínas alemãs, correspondendo a 96,6% do total, um aumento de 0,4% em relação ao mesmo período de 2023. Os 734.000 suínos restantes foram importados, principalmente da Holanda, Dinamarca e Bélgica, representando 3,4% do total.

É importante notar que esses dados ainda não refletem o impacto dos recentes surtos de Peste Suína Africana (PSA) no oeste da Alemanha. Novos casos de PSA foram identificados em vários estados, como Hesse, Renânia-Palatinado e Baden-Württemberg, o que pode afetar futuros números de abate.

Produção Geral de Carne e Tendências de Consumo
A produção total de carne na Alemanha no primeiro semestre de 2024 foi de 3,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,3% em comparação ao primeiro semestre de 2023. Os matadouros alemães processaram um total de 24 milhões de suínos, bovinos, ovinos, caprinos e equinos, além de 344,3 milhões de frangos e outras aves. Suínos representaram 62% da produção total de carne, mantendo sua predominância no setor.

No entanto, apesar do aumento na produção, o consumo de carne suína na Alemanha continua a declinar. Em 2023, foram consumidas cerca de 2,92 milhões de toneladas de carne suína, uma redução em relação às 2,97 milhões de toneladas do ano anterior. A queda no consumo está relacionada a uma menor apreciação por salsichas tradicionais e ao crescente interesse em alternativas à carne.

Gessulic Agrimídia | Foto: Divulgação