Notícias

22 de Setembro de 2020

Alemanha já tem 20 casos de PSA

Todos os casos são em javalis encontrados mortos


A Alemanha vê crescer a cada dia os casos da peste suína africana (PSA). Mais sete javalis foram encontrados mortos e deram positivo para a doença. Com isso já são 20 casos desde o registro do primeiro no dia 11 de setembro. Todos foram encontrados no estado de Brandenburg, no leste.

Ainda não há nenhum caso da doença em criações comerciais de suínos. Japão, Coréia do Sul, México, Argentina, Brasil e o principal comprador, a China, já suspenderam as importações. A União Europeia criticou os cancelamentos e disse que os países deveriam aliviar e seguir importando de áreas alemãs não afetadas pela PSA.

A doença não acomete o homem, sendo exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos). Trata-se de uma doença viral grave e de alto contágio entre os suínos, causando grandes danos financeiros. A PSA já aconteceu no Brasil na década de 70, no Rio de Janeiro, e foi erradicada. É transmitida por secreções nasais ou orais, picadas de carrapatos, ferimentos, injeções e em from aguda causa febre, vermelhidão e hemorragias nas orelhas, aumento da frequência respiratória e falta de coordenação motora.