Notícias

25 de Maio de 2021

Agricultura irrigada agrega valor às propriedades rurais do país

Produtores de Sorriso (MT) harmonizam sistemas de irrigação e, em menos de um ano, registram aumento na produtividade.

De 10 a 15 sacas a mais de soja por hectare. Esse é o resultado obtido nos 124 hectares que antes eram cultivados como sequeiro na Fazenda Primavera, localizada na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Os produtores optaram pela harmonização de sistemas de irrigação. Em parceria com a Netafim, pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, aliaram o gotejamento subterrâneo aos pivôs já instalados, conseguiram irrigar 100% da área, garantir eficiência operacional e possibilitar a terceira safra de feijão na área total.

“Nosso operacional era complicado, pois num talhão fechado de 720 hectares tinhamos 12 corners do pivô. Isso trazia um transtorno muito grande pelas diferentes datas de semeadura, pulverizações e colheitas, além da menor rentabilidade, já que não era possível realizar a terceira safra nessas áreas”, conta Eduardo José Peruzi, engenheiro agrônomo e produtor da fazenda Primavera.
“A harmonização dos sistemas de irrigação em grãos se adapta a realidade dos produtores, é de fácil utilização e acessível para o plantio em rotação de culturas. Além de aproveitar 100% da área, diminui os riscos da distribuição irregular das chuvas, aproveitando as melhores janelas de plantio em toda a área, evitando plantar no seco e colher com excesso de umidade gerando perdas”, explica João Silva, especialista agronômico da Netafim.

Há 20 anos os agricultores cultivam soja na fazenda Primavera e, há 17, milho. Em 2017 implantaram a irrigação por pivô central, que possibilitou a prática dos cultivos de arroz e feijão na terceira safra. Visando adotar o conceito de fazenda vertical, a harmonização de sistemas aconteceu em setembro de 2020, com a instalação do gotejamento nas áreas de sequeiros (corners). Agora 100% da área está irrigada e pode ser cultivada.

“Nosso intuito é intensificar cada vez mais a produção e como é impossível expandir a área optamos pela interação dos sistemas de irrigação. Já conseguimos identificar retorno positivo tanto operacionalmente como com altas produtividades”, comemora o produtor Paulo Henrique Peruzi.

Crédito - Foto: G1