Notícias
19 de Novembro de 2021
Acrismat segue tratativas com Sedec sobre inclusão de novas finalidades da suinocultura no Proder

O diretor executivo da Acrismat Custódio Rodrigues e o gestor técnico do Fórum Agro MT, se reuniram na última quinta-feira (18.11), com o servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT), Valney Corrêa, para tratar da inclusão de novas finalidades da atividade no Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder). Em setembro a associação já havia entregado ofício sobre o tema e se reunido com a pasta para apresentar a demanda.
O pedido da associação é uma tentativa de amenizar as perdas sofridas pelos suinocultores de Mato Grosso nos últimos meses, devido ao alto custo de produção, causados principalmente pelo elevado preço do milho e do farelo de soja, além do baixo preço pago pelo quilo do animal. A solicitação pede a inclusão das finalidades de engorda, reprodução, cria e recria no Proder, além de aumento do percentual de crédito outorgado do ICMS nas operações interestaduais com suínos.
De acordo com a Acrismat, a inclusão garante o desenvolvimento saudável e duradouro da atividade produtiva em Mato Grosso. A associação relembra ainda que a última resolução aprovada pela pasta contemplou apenas a finalidade do abate. Segundo dados da Acrismat, no estado 86% dos produtores pertencem ao regime independente, neste modelo, os produtores são responsáveis diretos pelos gastos com suplementação, mão de obra, energia e outras despesas