Notícias
21 de Agosto de 2013
Acrismat realizou oficina sobre corte de suínos na UFMT
A Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realizou, em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso, uma oficina sobre cortes de suínos. O evento aconteceu entre os dias 20 e 21 de agosto, no Laboratório de Técnicas Dietéticas da Faculdade de Nutrição da UFMT. O chef de cozinha Luciano Garcia ministrou a oficina, ensinando cerca 35 cortes da carne suína aos alunos e demais presentes.
Segundo o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues o objetivo dessa oficina é trabalhar com os alunos para que a carne suína passe a ser vista sob um novo conceito, uma vez que o baixo consumo desta carne no Brasil tem como causa a desinformação do consumidor, o que gera preconceito. “A carne suína ocupa o 1º lugar na preferência mundial, o que lhe da o título de ‘carne mais consumida no mundo’. Nos últimos anos, foram intensos os trabalhos de melhoria nas áreas de genética, nutrição, manejo e sanidade efetuados pelos criadores. Além disso, a carne suína traz uma série de benefícios ao ser humano e justamente esse conhecimento que passamos”, pontuou.
Para Aída Couto Dinucci, professora da disciplina de Técnicas Dietéticas, os profissionais e futuros profissionais precisam se manter atualizados sobre os cortes suínos e seus diferentes valores nutricionais. “Este tipo de oficina ajuda a desmistificar algumas coisas com relação à carne suína”, disse. “Por exemplo, a suposição de que ela teria, em toda sua extensão, mais colesterol que outras carnes como de aves e bovinos”, completou a nutricionista.