Notícias
16 de Julho de 2013
Acrismat e Senac premiaram os melhores chefs da 2° Edição da Gincana “O Melhor da Carne Suína”
Na noite de sábado (13.07), a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), premiaram os melhores chefs de cozinha na 2° Edição da Gincana “O melhor da Carne Suína Mato-grossense”, realizada na sede da Acrismat, durante a 49°Expoagro.
A primeira colocada foi a estudante de gastronomia da Universidade de Cuiabá (Unic), Juliana Coli, com a receita Ragu de Lombinho com Mousseline de Batata Doce. “Não tive dificuldades em trabalhar com essa carne, fiz muitos testes e meus familiares foram minhas provas finais, eles diziam o que estava bom e o que não estava. Usei o lombinho suíno, e inovei esta receita com a carne. Ficou surpreendente”, comemorou a futura chef.
Juliana, ainda emocionada, disse que se surpreendeu com a primeira colocação, pois a concorrência estava forte. “Trabalhei muito na receita. Fiz umas experiências, até que uma deu certo. Confesso que adorei trabalhar com a carne suína, pois além de ser saborosa é de fácil digestão, e não é uma carne cara, posso dizer que pela qualidade da carne ela chega ser até muito barata”. Conforme a chef, essa experiência ampliou a sua visão de carnes e por isso pretende usar muita carne suína em seus pratos. "Ter vencido é reconhecimento do meu trabalho. E o começo de um grande sonho", declarou.
A Gincana “O Melhor da Carne Suína Mato-grossense”, é realizada pelo segundo ano consecutivo com a parceria da Acrismat com o Senac-MT. Esse elo visa estimular o consumo da carne suína, incentivando os chefs a criarem receitas com critérios entre sabor e criatividade.
Diante do sucesso da iniciativa, entre os chefs, o Senac pretende desenvolver uma unidade específica para a carne suína. Segundo a gerente de Educação Profissional de Cuiabá, Ana Maria de Bellis, que acompanha a Gincana desde sua primeira edição, o evento está bastante alinhado. “Essa parceria desde o princípio tem dado muito certo. Ele já exerce a função de potencializar o consumo da carne suína na preparação de pratos entre os chefs da capital. Agora o próximo passo e aumentar o consumo entre os mato-grossenses a cada ano", planejou.
Para o vice-presidente da Acrismat, Raulino Teixeira a parceria com o Senac-MT tem objetivo de oferecer novas alternativas de preparo nos restaurantes e destacar o sabor e as diversas formas da utilização desta carne saudável. “Esse ano os chefs capricharam na preparação das receitas, tanto no sabor quanto nos detalhes visuais da preparação, percebemos o cuidado estamos surpresos e satisfeitos com os resultados”, comentou.
O diretor da Acrismat Luiz Ortolan Salles também falou da importância do evento para a estimulação do consumo de carne suína no Estado. "Muitos cortes de carne suína são tão saudáveis quanto as carnes brancas. As opções aqui apresentadas devem se estender aos restaurantes para que esta carne seja mais um opção nos menus dos restaurantes", pontuou.
A visão do diretor da Acrismat foi partilhada pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro. "Como jurado tive uma tarefa difícil, os pratos estavam saborossisimos. Vamos levar estes novos sabores a nossa rede", disse.
O segundo colocado foi o estudante de gastronomia da Unic, Marcelo Cotrin com a receita de fornada suína com calda defumada jambú e o terceiro colocado o também estudante de gastronomia da Unic, Thiago Danetti, com o prato de costelinha suína confeitada com purê de bocaiuva e chips de cará.
Nove jurados fizeram a avaliação das receitas, levando em consideração sabor e criatividade, entre outros critérios que compõem as normas no concurso. Os jurados convidados foram: Gina Defanti (Revista Saboreie), Valda Dias (curso de Gastronomia da Universidade de Cuiabá), Márcia Mesquita (curso de Gastronomia do Senac), Paulo Lucion (presidente da Acrismat), Paula Fernandes (diretoria do Senac), Lana Motta (imprensa regional), Luciana Leite (gastrônoma), Sávio Pereira (colunismo social) e Luiz Carlos Nigro (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Mato Grosso).