Notícias
11 de Fevereiro de 2026
Acrismat e entidades levam informações sobre suinocultura a produtores rurais de Paranaíta
Produtores rurais de Paranaíta e região participaram, de evento voltado à apresentação de informações técnicas, modelos produtivos e números da suinocultura. A iniciativa foi realizada pelo Sindicato Rural de Paranaíta, com a participação da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e de outras entidades parceiras, como o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com o objetivo de incentivar a implantação da atividade no município como alternativa de geração de renda e agregação de valor à produção local.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Paranaíta, Ivan Moreno, a proposta é diversificar as atividades desenvolvidas no campo e oferecer novas oportunidades econômicas aos produtores. Ele destacou que, no final de 2025, uma missão técnica foi realizada em parceria com a Acrismat, permitindo que produtores conhecessem de perto experiências bem-sucedidas da suinocultura em outras regiões do estado.
“A Acrismat foi fundamental nesse processo. Foi quem nos ajudou a construir todo o roteiro das visitas. Sem essa participação, o trabalho teria ficado bastante restrito. Levamos 18 produtores nessa viagem, todos ficaram muito satisfeitos com o que viram em Sinop, Tapurah e Nova Mutum. Conhecemos uma cultura nova, que com certeza pode ser implantada no município”, afirmou Ivan Moreno.
O prefeito de Paranaíta, Osmar Antônio Moreira, conhecido como Osmar Mandacarú, reforçou o apoio da prefeitura à iniciativa e ressaltou o interesse do município em fortalecer o setor produtivo local por meio da suinocultura. Segundo ele, a atividade é viável e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região.
“Nós estamos abertos a grandes parcerias. Precisamos incentivar a agricultura familiar e buscar novas atividades. A suinocultura é uma excelente alternativa. Ela fomenta a economia, gera emprego e renda. O que depender da prefeitura de Paranaíta e da Secretaria Municipal de Agricultura, nós vamos fazer para apoiar esse projeto”, destacou o prefeito, ao lembrar que o município já investe em cadeias como café, leite, hortifruti e piscicultura.
Durante o evento, o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, relembrou as etapas do projeto desde o início da parceria com o sindicato, ainda em 2025, e reforçou o apoio da entidade à iniciativa. Ele citou visitas técnicas realizadas em municípios como Sinop e Tapurah, além de cooperativas e frigoríficos, com foco em um modelo de produção baseado no cooperativismo.
“A ideia é realmente trazer a suinocultura para Paranaíta, congregando pequenos produtores e pensando em um modelo organizado, com cooperativismo. A Acrismat, como sempre, coloca-se à disposição para contribuir no que for possível para que esse projeto se torne realidade”, afirmou Custódio Rodrigues.
O evento também contou com a participação de outras entidades, como o Sicredi, OCB-MT e a Sedec, que apresentaram informações sobre crédito, incentivos e possibilidades de investimento. A expectativa é que, com o engajamento do poder público, das entidades e dos produtores, a suinocultura possa se consolidar como mais uma cadeia produtiva no município, fortalecendo a economia local e regional.