Notícias
23 de Novembro de 2012
Acrismat comemorou 20 anos de fundação e de avanços na suinocultura do Estado
Governador Silval Barbosa e diversas autoridades compareceram ao evento, que destacou a importância do segmento para a economia mato-grossense
A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realizou nesta quinta-feira (22.11) a comemoração de 20 anos da entidade em um evento que reuniu mais de 400 pessoas no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá. Participaram da cerimônia suinocultores de todo o Estado e autoridades de diversos segmentos.
A noite foi marcada pela posse da nova diretoria da Acrismat, com presidência de Paulo Cézar Lucion, reeleito para o biênio 2012-2014. “Espero corresponder cada vez mais aos suinocultores pela confiança depositada nesta atual gestão e agradeço ainda aos ex-presidentes por promoverem ações pró-ativas que ajudam a todos nós suinocultores”, discursou.
Paulo falou ainda sobre a maior crise enfrentada pelo setor neste ano, com altos custos de produção e preço baixo de venda devido à redução das exportações e uma oferta maior que a demanda no mercado interno. “Lembro ainda aos associados das necessidades de investimentos dos órgãos governamentais, para que tragam planejamentos estratégicos para o setor diante de outras crises” ressaltou. Afirmou ainda que houveram superações em 2012 e que o segmento está mais preparado para debater e cobrar políticas eficazes que demonstrem comprometimento estadual ou federal.
Na sequência da posse, a Acrismat assinou convênio com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT), que tem como objetivo a viabilização e montagem de curso e manejo de suínos para trabalhadores em situação de trabalho escravo e elaboração de cartilha orientativa dos direitos e deveres do trabalhador na suinocultura. Outra parceira foi estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT), que dissemina o consumo da carne suína por meio de cursos, workshops e outros eventos para a utilização gastronômica.
Presente no evento, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, relatou que os produtores mato-grossenses detêm o que há de melhor em tecnologia no agronegócio e o Estado tem uma potencialidade muito forte. “É preciso avançar para que essas instabilidades que levam às crises acabem. Com o apoio do Governo Federal, vamos dirimir mais o mercado suinocultor para o consumo interno, além de corresponder cada vez mais com a classe”, disse.
Na ocasião, também foram homenageados os ex-vice-presidentes da Acrismat, que receberam placas com os respectivos biênios que dirigiram a entidade. Estiveram presentes Rui Carlos Schneider (1998/2000), Luiz Antônio Ortollan Salles (2000/2002, 2006/2008 e 2008/2010), e Raulino Teixeira Machado (2002/2004). O fundador da Acrismat, Aréssio José Parquer, representou o primeiro presidente, Otaviano Olavo Pivetta (1992/1994), e Luiz Antônio Ortollan Salles representou Clóves Felício Vettorato (1994/1996, 1996/1998), in memorian.
O ex-presidente Rui Schneider relatou sobre os avanços obtidos pela suinocultura nos últimos anos e destacou a força do mercado mato-grossense. "As novas tecnologias têm proporcionado muitos benefícios ao setor. Quando fui presidente, implantamos medidas preventivas contra a peste suína, hoje, com a modernização das granjas ficou tudo mais fácil. Mato Grosso é um Estado com clima e espaço confortáveis para criação e produção suína de qualidade”, pontuou.
AUTORIDADES – Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Zeca Viana, o reitor da UFMT, João Carlos De Souza Maia, o superintendente do Mapa, Chico Costa, o superintendente do SRTE/MT, Valdinei Antônio De Arruda, o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, o secretário executivo da ASES, Nélio Hand, o vice-presidente da ASEMG, José Arnaldo Cardoso Pena, a diretora regional do Senac/MT, Gilsane de Arruda e Silva Tomaz, a secretária municipal do trabalho, Tânia Matos, o vereador de Cuiabá Domingos Sávio, o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Raul Pinto e o vice-presidente do Sicredi, Aldo Romani. Os presidentes da Empaer, Enoque Alves dos Santos, da Fundepec Goiás, Júlio Cesar Carneiro, da AMPA, Décio Tocantins, da Acsurs, Valdecir Luis Folador, além do senador José Aparecido dos Santos também compareceram à comemoração.