Notícias
16 de Agosto de 2024
Abertura do mercado do Panamá para aves e suínos do Brasil é celebrada pela ABPA
Em 2023, panamenhos importaram 15,5 mil toneladas de carne de frango e 17 mil toneladas de carne suína
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota comemorando a abertura do mercado panamenho para a as exportações brasileiras de carnes e miúdos de aves e suínos anunciada na sexta-feira (16/8) pelo Ministério da Agricultura.
De acordo com a Associação, o Panamá é um dos maiores consumidores de carne de frango da América Latina, com cerca de 54 quilos consumidos por habitante em 2023, de acordo com o Instituto Latinoamericano del Pollo (ILP). Em carne suína, esse montante foi de 12,6 quilos no mesmo período, segundo dados da FAO.
A abertura, segundo a ABPA, atende a um pedido setorial encaminhado às autoridades panamenhas em 2023. “Assim como tem atuado em outras nações, o Brasil deve atuar em complementaridade à produção local, ampliando a oferta de produtos e gerando oportunidades para processadores e outros fornecedores panamenhos”, destacou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Em 2023, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Panamá importou 15,5 mil toneladas de carne de frango e 17 mil toneladas de carne suína. O principal fornecedor do país tem sido os Estados Unidos e o Canadá.
Globo Rural | Foto: Divulgação