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04 de Fevereiro de 2022

“Haverá uma redução forçada da produção de carne suína”, afirma diretor-executivo da Frimesa

A crise na suinocultura, atribui ele, é gerada pelo alto custo da produção, devido aos preços elevados dos grãos, e por uma demanda reduzida.

 

O problema da suinocultura afeta produtores independentes, mas as cooperativas já sentem uma mudança nos ares. “A Frimesa vende 80% de seus produtos suínos no mercado interno e 20% no mercado externo. Atuamos majoritariamente no pequeno e médio varejo, onde a estabilidade de demanda e preços é melhor. Mesmo assim sentimos uma queda no consumo em algumas linhas de produtos”, expõe o diretor-executivo da Frimesa, Elias Zydek, pontuando que os preços caíram tanto no mercado interno quanto no externo.

A crise na suinocultura, atribui ele, é gerada pelo alto custo da produção, devido aos preços elevados dos grãos, e por uma demanda reduzida. “Essa realidade atinge todos da mesma forma, mas sofrem menos aqueles que estão dentro de uma cadeia produtiva integrada, como é o caso das cooperativas”, ressalta.

Impacto também em outros países

Além do Brasil, outros países produtores de suínos também se veem diante do cenário desafiador. “A China ter perdido 40% da produção e se recuperado disso em três anos fez com que a produção crescesse exageradamente nos países exportadores, aumentando a oferta. Agora essa produção maior sofre com a queda nos preços de um lado e aumento dos custos no outro. Nossa avaliação é de que haverá uma redução forçada da produção baseada na capacidade de resiliência dos atores, no Brasil e na região”, considera.

Como superar a crise?

Ao Jornal O Presente, Zydek reforça que é necessário ajustar a produção ao tamanho da demanda externa e interna, e não aguardar que o mercado force essa mudança. “É preciso reduzir custos via produtividade e eficiência, adotar alternativas na alimentação dos suínos e avançar no status sanitário do plantel. No país é importante que os estoques de milho e farelo de soja sejam mantidos em nível suficiente para as cadeias produtivas da proteína animal. No varejo, é preciso diminuir as margens de ganho para que o consumidor aumente o consumo interno e viabilize todos que investiram na produção e industrialização dos produtos suínos”, enfatiza.

 

Crédito imagem: Freepik