Notícias

07 de Fevereiro de 2023

Produtores definem estatuto e elegem diretoria da Central de Negócios da suinocultura 

Com incentivo da Acrismat e adesão inicial de 17 suinocultores, organização busca diminuir custos de produção na atividade 

Com objetivo de mitigar a crise enfrentada pela suinocultura há quase dois anos, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) deu um importante passo para a instituição da primeira Central de Negócios da suinocultura no Estado. Com a adesão inicial de 17 produtores, foi assinada última sexta-feira (03), a ata de constituição e o estatuto da Rede Suíno Forte MT, além da definição da diretoria. Agora o processo segue para registro legal da organização nos órgãos competentes para início das operações. 

O presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, reforçou que a criação da Central de Negócios é uma forma de tentar diminuir os custos de produção na atividade, que estão elevados, principalmente pelo aumento nos preços do milho e do farelo de soja.  

“Sabemos que grande parte dos custos de produção da nossa atividade está ligada à alimentação dos animais e a previsão do mercado é que os preços desses grãos não devem recuar nos próximos meses, então, a saída encontrada foi juntar as forças dos produtores na expectativa de conseguirmos melhores negociações na compra desses insumos. E essa é uma ferramenta que se mostrou eficiente em outras regiões do país e em diferentes atividades econômicas. Esperamos que com ela os suinocultores consigam reduzir os custos e continuar na atividade”, explicou. 

O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, e um dos incentivadores para a criação da Central de Negócios, reforçou o apoio da associação para que a ideia ganhasse forma e se tornasse realidade. “O projeto tem total apoio da associação, que se dispôs a bancar os custos iniciais para a criação da Central durante um período determinado até que ela consiga caminhar sozinha e com a participação dos produtores. É um passo importante para a suinocultura e principalmente para manter os produtores trabalhando e produzindo alimento”, afirmou. 

Para o produtor de suínos Luiz Salles, a criação da Central de Negócios é mais uma ferramenta para dar suporte e auxiliar os produtores. “Assim como quando a Acrismat foi criada, com intuito de resolver os problemas e entraves que dificultavam a vida do produtor, a Central de Negócios vem para complementar isso e dar mais força aos suinocultores, auxiliando na compra de insumos essenciais para sua atividade”, pontuou.