Notícias

29 de Maio de 2024

Exportações de carne suína dos EUA para a América do Sul crescem 46% no primeiro trimestre

As exportações de carne suína dos Estados Unidos para a América do Sul registraram um crescimento significativo no primeiro trimestre, aumentando 46% em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 36.180 toneladas. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e compilados pela Federação de Exportação de Carne dos EUA (USMEF).

O valor total das exportações subiu 54%, atingindo US$ 103,4 milhões. Na Colômbia, principal destino das exportações, o crescimento foi ainda mais acentuado. Os embarques para o país aumentaram 50%, totalizando 32.012 toneladas, enquanto o valor das exportações cresceu 64%, chegando a US$ 88 milhões.

Historicamente, a maior parte da carne suína dos EUA exportada para a Colômbia é utilizada para processamento posterior. No entanto, os produtores dos EUA têm conseguido expandir sua presença nos setores de varejo e serviços de alimentação do país. A recuperação do peso colombiano frente ao dólar americano tem contribuído para o aumento do poder de compra e da confiança dos importadores, com os preços do suíno na Colômbia se mantendo estáveis.

The Pig Site | Foto: Gessulic Agrimídia