Notícias
10 de Maio de 2024
Acrismat participa de evento sobre PSC em Brasília
O presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, participou, nessa quinta-feira (09), do evento que apresentou os avanços do “Plano Estratégico Brasil Livre de PSC”, evento realizado na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em conjunto com a ABCS, ABPA, CNA, IICA, Adeal e Seagri-A.
Nos últimos seis anos, 87 focos de PSC foram confirmados, causando prejuízos milionários em indenizações. Considerada uma doença de grande impacto econômico, a Peste Suína Clássica apresenta alto grau de contágio entre os animais e segue como uma das principais preocupações dos suinocultores brasileiros.
No país, 16 estados são considerados Zona Livre (ZL) de Peste Suína Clássica, enquanto 11 são classificados como não Livre (ZnL). A iniciativa do MAPA tem como objetivo combater a incidência da enfermidade, aumentar o número de ZLs e controlar os danos causados ao mercado suinícola nacional.
“É uma pauta muito importante, de interesse nacional, pois sabemos os riscos que um foco de PSC pode trazer para todo o setor, e acaba afetando também a economia da região. Mato Grosso faz parte da zona livre da doença, e com isso conseguiu alavancar seu status sanitário, que atrai olhares positivos do mundo inteiro, além de abrir mercados internacionais”, pontuou Frederico Tannure Filho.