Notícias
18 de Novembro de 2024
5 dicas de como aumentar a biosseguridade da sua granja
O médico veterinário da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, Júnio César Santos preparou material com cinco dicas valiosas para aumentar a biosseguridade da sua granja de forma simples.
Verifique a integridade da cerca de isolamento, telas de proteção e dos portões. Restrinja o acesso de pessoas e de veículos e jamais permita a entrada de outros animais na sua granja.
Se atente às roupas e calçados de quem acessa a sua granja. Esses itens devem ser para uso exclusivo na granja para evitar a entrada de doenças no seu rebanho
Mantenha uma rotina de limpeza rigorosa dos galpões e equipamentos. Respeite as diluições e tempo de ação e ordem de aplicação dos detergentes e desinfetantes utilizados.
Mantenha atualizado o controle de pragas, que podem ser insetos, roedores e outros animais. Mantenha armadilhas e pesticidas a disposição em pontos estratégicos para um controle mais efetivo.
Monitore e Atualize seus Procedimentos de Biosseguridade regularmente. Se atente a novos surtos de doenças na região, acompanhe a saúde do seu rebanho, e atualize sempre seus protocolos de segurança, com base nas orientações dos órgãos de defesa e de seus veterinários.
Clique aqui e saiba mais sobre práticas de biosseguridade, além de um check list e um controle de visitas, para que você possa implementar aí na sua granja e melhorar a sua produtividade.